quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Saúde Pública: Um descaso com o ser humano

Por Morgana Réus


Imagine a situação comigo. Você precisa ir ao médico, vai para uma fila quilométrica numa sexta-feira de madrugada e marcam a sua consulta para duas ou três semanas depois e quando é agendamento com especialistas são meses na espera. Quando chega no dia da consulta, tu tem que ir mais cedo para pegar o número e ficar aguardando. E tu aguarda, aguarda, aguarda.... Cadê o médico? Os pacientes começam a ficar impacientes e ansiosos por tanta espera. De repente, surge a enfermeira no corredor com o seguinte comunicado: “ O médico não vem. Ele acabou de telefonar, avisando que não poderá vir.”

Todos se olham atônitos. E logo começam a bater de frente com a enfermeira. Mas ela responde que não pode fazer nada, que apenas estava transmitindo o recado. Tudo bem, realmente ela não tem culpa. E o médico? Eu não sei o que ele precisou fazer de tão importante, que precisou faltar com respeito com várias pessoas que ali estavam aguardando por dias, meses e horas para serem atendidos. Muitos tinham faltado o trabalho para estarem ali naquele dia, idosos hipertensos, diabéticos, depressivos, doentes..... Fico indignada porque esta não é a primeira ou segunda vez que isto acontece. Várias vezes presenciei isto.

Sem contar quem ta precisando de um atendimento urgente e morre esperando na fila de espera para ser chamado.
E o respeito para com o ser humano, onde está? E a responsabilidade social do profissional da saúde? E a ética onde está? E quem paga o salário dos médicos? Quem? Somos nós! Não quero apontar culpados, somente quero uma solução para tanta desconsideração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário