segunda-feira, 13 de abril de 2009

O preco de uma verdade

Por Michele

O filme "O preço de uma verdade" relata uma história verídica acerca de um jovem jornalista chamado Stephen Glass, que trabalha em uma conceituada revista chamada The New Republic.Stephen Glass é um individuo inteligente e muito criativo, características essas, que o ajudaram a criar personagens, lugares, eventos e fatos que existiam apenas em sua mente, pois esse jovem jornalista teve 41 matérias publicadas, dentre as quais 27 eram falsas. Stephen fundamentava suas matérias em sua imensa imaginação, já que nada do que ele informava era verdade. O fato de a revista não exigir fotos dos eventos facilitou, e muito, o forjamento das informações prestadas pelo jovem jornalista, que na ânsia de ter seu trabalho reconhecido e ficar afamado, não pensou nas conseqüências desse ato totalmente antiético.

Quando um dos repórteres da revista concorrente descobriu que a The New Republic publicava artigos fictícios, não hesitou em procurar provas concretas para acabar com a moral da rival. Ao saber que um dos melhores jornalistas da The New Republic era um grande mentiroso, o editor da revista resolve demiti-lo sendo criticado por todos que lá trabalhavam. Mas ao saber que não se tratava de perseguição do editor, mas sim de incompetência de Stephen, os funcionários da revista se desculpam inclusive com o publico leitor.

O filme pode ser visto como uma alerta e aprendizado ético para jovens estudantes de jornalismo, principalmente para os que ingressam na profissão com o objetivo de conseguir sucesso a qualquer preço. E necessário se comprometer com a ética e respeitar a sociedade que consome as informações publicadas, pois jornalistas são formadores de opinião.
Responsabilidade pode ser considerada a palavra-chave da profissão.

2 comentários:

  1. Já vi o filme....trata de um assunto bem interessante mesmo,hoje tem muito disso em todo o lugar e nas mais diversas formas....cabe a nós refletir e por os pés no chao que isso nao leva a nada.....
    Adorei o post....Abraços

    ResponderExcluir